sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Envelhecimento cutâneo


Uma das coisas mais notadas em nosso corpo ao passar dos anos é o envelhecimento da pele que ele tem uma relação direta com o consumo de alimentos, consumo de álcool, cigarro, entre outros fatores genéticos e ambientais. A opção mais acessível é cuidar do que comemos.

O estilo de vida que levamos dita a produção de radicais livres, quanto menos saudável maior a produção de radicais livres e, conseqüentemente, os danos às células do nosso corpo.

Os efeitos mais visíveis são através de rugas, flacidez, linhas de expressão, manchas, etc. Mas não podemos esquecer que todos os nossos tecidos e órgãos internos também são formados por células, que também são prejudicadas.

A vida moderno nos leva a consumir tudo que é rápido e nem sempre tão saudável. Fast foods e produtos industrializados contém grande quantidade de aditivos químicos (conservantes, corantes, acidificantes, sódio, gorduras saturadas e trans, emulsificantes, entre outros) que não trazem nenhum benefício ao nosso organismo.

Através de uma dieta saudável e adequada ao seu biótipo é possível retardar os efeitos do envelhecimento dos nossos órgãos e da nossa pele. Se você ingerir alimentos saudáveis, os nutrientes presentes nestes ajudam a neutralizar a ação negativa dos radicais livres e a diminuir a produção destes, diminuindo os efeitos do envelhecimento.

Em pouco tempo você perceberá a pele mais bonita, maior disposição e a sensação de que tudo está funcionando corretamente em seu organismo. Sem falar na diminuição do risco de doenças como diabetes, câncer e doenças cardíacas. Também perceberá melhora no funcionamento intestinal, que geralmente é obstipado em pessoas que não tem uma alimentação saudável.

A Nutrição pode contribuir positivamente na idade biológica por meio de uma dieta equilibrada. Mas não esqueça de incluir na sua vida atividades físicas, vida social saudável e relacionamentos prazerosos e gratificantes. Felicidade também é um santo remédio!

Fernanda da Silva
Nutricionista
                                               

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FÉRIAS e ALIMENTAÇÃO

Crianças entrando em férias muitas vezes podem significar preocupação para as mamães. Entre as principais dúvidas de como ocupar o tempo das crianças, a alimentação também pode ficar prejudicada, ou não se você usar as férias em favor da saúde dos pequenos.


Elabore um cronograma para facilitar sua vida. Sente com as crianças e converse, estipule horários para assistir TV, brincar no computador, fazer atividades ao ar livre e principalmente, horário para a alimentação.
Fracione as porções ao longo do dia, ou seja, café da manhã, almoço e janta. Entre essas principais refeições um pequeno lanche que pode ser uma fruta com cereal, um copo de vitamina de frutas, um lanche natural, entre outros.

Incluam nas refeições diárias frutas da estação, verduras, legumes, grelhados, assados ou refogados. Evitar frituras e alimentos altamente condimentados. Para quem vai ao litoral, atenção também para o consumo de frutos do mar por menores de 2 anos de idade, o risco de intoxicação é maior.
Evite o consumo de doces, salgadinhos e refrigerantes. Estes são chamados de calorias vazias, pois são altamente energéticos e não oferecem benefícios ao corpo, ocasionando o aumento de peso tanto em crianças magras como nas acima do peso. Use o bom senso! Escolha no máximo 2 dias por semana para liberar algum desses alimentos, mas evite oferecê-las antes do almoço ou jantar, pois tendem a tirar o apetite da criança.
Não descuide da hidratação dos pequenos, uma vez que eles estarão tão entretidos em brincar, ofereça ao longo do dia água ou suco natural, no verão o risco de desidratação é alto.
E se a criança brincar sob o sol, não descuide da fotoproteção seguindo sempre as orientações do rótulo do protetor solar e do horário de exposição ao sol, antes das 10hs ou após as 16hs.

                                                                             Boa Férias!!!!!!
Fernanda da Silva
Nutricionista

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Nutrição e estética

Ahh, nós mulheres! Atire a primeira pedra quem não se sente incomodada com alguma parte do corpo? Sejam algumas gordurinhas sobrando ou faltando, uma celulite aqui, uma espinha no rosto, estrias no bumbum, uma ruga ao redor dos olhos. Seja o que for, toda mulher sempre quer mudar algo.

A boa notícia é que através de uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável é possível melhorar muito esses problemas, ou seja, a beleza pode ser melhorada de dentro para fora.

Para que uma dieta seja eficiente, a nutrição deve ser realizada a nível celular para nutrir da melhor forma as células do nosso corpo, retardando os efeitos do envelhecimento e melhorando a saúde como um todo.

Uma dieta bem elaborada por um nutricionista e claro, seguida à risca pelo seu cliente, é capaz de atingir o peso adequado, evitar e combater doenças, melhorar o aspecto da pele, amenizar celulites, prevenir o aparecimento de estrias, diminuir acnes e espinhas e potencializar o resultado de tratamentos estéticos.

Uma alimentação equilibrada também está cada vez mais relacionada ao bem estar, boa disposição física e longevidade.

Para uma dieta personalizada consulte um nutricionista!



Fernanda da Silva
Nutricionista

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Comemoração da Semana do Idoso - 2010

O evento em comemoração à Semana do Idoso foi realizado no dia 27 de setembro de 2010 na Sede Social do Grupo Saltense da Melhor Idade, localizado no centro da cidade de Salto.
 

De organização da Diretoria do GSMI e da Gerontóloga Karina de Lima Flauzino, o evento abordou temas a respeito dos Benefícios da Atividade Física e os Cuidados com a Medicação.








A Presidente do GSMI, Iolanda Gilberti Perez, apresentou os palestrantes: Schneyder Bonafé (Farmacêutica), Rafael Stefano (Educador Físico) e Karina Flauzino (Gerontóloga).









Informações educativas a respeito da importância da realização de atividade física  regular permite estimular idosos inativos a adotarem um hábito de vida saudável à medida que envelhecem, prevenindo doenças e promovendo maior qualidade de vida.  

Esclarecer dúvidas sobre os cuidados com as medicações e, principalmente, sobre os riscos da automedicação torna-se fundamental para a população idosa, visto que muitos utilizam mais de um medicamento para controle de doenças crônicas.

KARINA DE LIMA FLAUZINO
Gerontóloga










terça-feira, 30 de novembro de 2010

2º GERODIA "Saúde, Bem-estar e Educação no Envelhecimento"


O 2º GERODIA foi realizado no dia 10 de maio de 2010, na Sede Social do Grupo Saltense da Melhor Idade (GSMI), promovendo palestras e grupos de discussão sobre temas referentes ao envelhecimento e a velhice. 


A Segunda Edição GERODIA foi promovida pela Gerontóloga Karina de Lima Flauzino, com o apoio da Diretoria do GSMI.

A abertura do Evento contou com a participação da convidada Deputada Estadual Rita Passos.






 


Destinado à idosos e população em geral, de caráter gratuito, o evento teve a participação de 120 pessoas.









Os temas abordados no 2º GERODIA foram: Envelhecimento Ativo, Alimentação Saudável, Uso de Medicamentos por Idosos e Aposentadoria e Tempo Livre, proferidos pelos seguintes profissionais: Karina Flauzino (Gerontóloga); Fernanda da Silva e Bruna Magno Perina (Nutricionistas); Schneyder Bonafé (Farmacêutica) e Flávia Renata Fratezi (Gerontóloga).  



O Projeto GERODIA tem como objetivos promover atividades socioeducativas entre a população em geral e profissionais que atuam em serviços sociais, educacionais e de saúde, abordando temas acerca do processo de envelhecimento, tendo como perspectiva a promoção da saúde e a promoção do envelhecimento ativo.

KARINA DE LIMA FLAUZINO
Gerontóloga

1º GERODIA "Saúde, Bem-estar e Educação no Envelhecimento"

1º GERODIA foi realizado no dia 1º de outubro de 2008, em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso. O evento teve a organização dos alunos do 4º ano do Curso de Gerontologia da Universidade de São Paulo em parceria com o Grupo Saltense da Melhor Idade (GSMI). 


A proposta dos alunos Karina de Lima Flauzino (Salto), Henrique Salmazo da Silva (São Paulo) e Flávia Renata Fratezi (Jundiaí) com o Projeto GERODIA consiste em propiciar a interação entre a população geral, idosos e profissionais que atuam com o segmento idoso sobre as possibilidades de promover um envelhecimento ativo.  




A abertura do Evento foi realizada com a participação do Coral do GSMI, regido pela Profªa Maria Teresa Selani Nicolosi.


No intervalo houve apresentação de Dança, também realizada pelo GSMI.









O Evento patrocinado por vários comércios locais contou com a participação de 140 pessoas.

Os temas abordados nas palestras e grupos de discussão foram: "Como vai sua Saúde?"; "Conversando sobre a Memória"; e "Direitos: Saber e Interagir!".








A presidente, Iolanda G. Perez, e membros da diretoria do GSMI recepcionaram os participantes do Evento.


O Projeto GERODIA favoreceu a mobilização da scoiedade civil para as questões do processo de envelehcimento; a troca de saberes e experiências; e a difusão de serviços e instituições que se preocupam com as questões da velhice.



KARINA DE LIMA FLAUZINO
Gerontóloga

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Memória e Envelhecimento

Quem nunca se esqueceu onde colocou os ósculos, as chaves ou a carteira?

Podemos dizer que todas as pessoas, em algum momento da vida, já esqueceram várias coisas!


Com o envelhecimento apresentamos perdas em algumas habilidades intelectuais, no entanto, este fato é considerado como um processo normal, em que podemos conviver normalmente com essas alterações. Devemos nos preocupar quando ocorrer lapsos de memória frequentemente, trazendo prejuízos no dia-a-dia, que no caso de uma pessoa idosa pode indicar o início de uma doença.
As causas mais comuns para os problemas de memória são: 
Cansaço; Estresse; Depressão; Falta de concentração; Uso abusivo de álcool.

Alguns cuidados especiais podem garantir a manutenção da sua memória, como:
- Praticar a leitura;
- Jogos que envolvam raciocínio (palavras cruzadas, jogos de tabuleiros, etc);
- Exercícios físicos regularmente;
- Trabalhos manuais que requeiram atenção;
- Ter uma alimentação saudável;
- Manter-se sempre ativo, não deixando espaço para a tristeza e solidão!

Ao perceber alterações na sua memória procure um profissional que possa te avaliar e orientar, esclarecendo as diferenças entre as falhas de memória inerente do processo de envelhecimento de uma demência – doença que exige atenção e cuidados.

KARINA DE LIMA FLAUZINO
Gerontóloga



domingo, 3 de outubro de 2010

Fisioterapia Estética Corporal e Facial

A Fisioterapia Dermato-funcional é uma especialidade da fisioterapia que atua na área da estética, onde profissionais especializados buscam melhores resultados aos seus propósitos de tratamento nos distúrbios estéticos, alterações circulatórias e dermatológicas, cicatrizes, sequelas de queimaduras, pós-operatório de cirurgias plástistica e mastectomias, utilizando recursos e técnicas apropriadas.

Estética Corporal.:
• Drenagem Linfática
• Massagem Modeladora
• Massagem Relaxante
• Tratamento para celulite, gordura localizada, flacidez e estria
• Spectra - Tratamento para Flacidez


Estética Facial.:
• Limpeza de Pele
• Peeling Químico
• Tratamento para Manchas
• Spectra - Rejuvenescimento


NOVIDADE! PEELING DE ROMÃ

Esperar até o próximo inverno para fazer peeling? Não mais ! Chegou ao Brasil o Peeling de Romã, alternativa natural em relação aos procedimentos químicos, que pode ser feito durante o verão.
O Peeling feito do extrato de romã, um produto natural rico em antioxidantes, promove o rejuvenescimento e a melhora da pele. Suas enzimas proteoliticas promovem a esfoliação das células superficiais, promovendo a renovação celular.

O procedimento é indicado para eliminar manchas, rugas, sulcos e flacidez.
Estimula a renovação celular, atua em peles envelhecidas, hiperpigmentadas àsperas, hiperqueratinizadas. Garantia de pele macia com tonalidade e textura mais uniformes, luminosidades e proros contraídos. Não irrita a pele devido as propriedades calmantes da romã e anti-inflamatórios do blend de minerais.



UTILIZE A NOVA TECNOLOGIA A SEU FAVOR
 
Rosemar A.M de Moraes
crefito 27.434-LFT

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

GERONTOLOGIA


Chegar aos 80 anos já é uma realidade para muitas pessoas, porém o importante não é apenas acrescentar mais anos à vida, mas sim qualidade de vida aos anos vividos!

A adoção de hábitos de vida saudáveis ao longo da vida sugere uma velhice orientada e cuidada. A pergunta que se faz é: “Desde quando precisamos iniciar os cuidados com nossa saúde física e mental para desfrutar de uma velhice bem-sucedida?”

A resposta é que não existe uma idade cronológica para começar a se cuidar, prevenir agravos com a saúde e promover um envelhecimento saudável.
A Gerontologia dedica-se ao estudo do envelhecimento humano e as mudanças típicas que ocorrem na fase da velhice.

O profissional Gerontólogo é especialista neste tema e atua na melhoria da qualidade de vida das pessoas em processo de envelhecimento, dos idosos e de suas famílias, desenvolvendo trabalhos nos âmbitos da prevenção de doenças e promoção da saúde.

Os Serviços Gerontológicos oferecem a você atendimentos individuais, em grupos e domiciliares com orientações sobre diabetes, hipertensão, prevenção de quedas, depressão, doença de Alzheimer, falhas de memória, velhice bem-sucedida e outros temas que proporcionarão a você o melhor caminho para envelhecer com saúde.

Projetos e Cursos na área da Gerontologia são oferecidos a Empresas, Serviços Sociais e de Saúde que atendem o público em geral e idosos.

Atenção Gerontológica

Atendimentos individuais e domiciliares que possibilitam a investigação das necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso e de sua família. A partir disso, são realizadas orientações, apoio às resoluções de conflitos familiares ligados aos cuidados e encaminhamentos.

Apoio aos Familiares e Cuidadores

A doença de Alzheimer é uma das demências que mais acometem os idosos. Os cuidados oferecidos pelos familiares e cuidadores podem ser mais difíceis em alguns momentos, gerando desgastes físicos e emocionais. Por isso, o apoio e o acesso às informações sobre a doença são importantes para aqueles que lidam diretamente com o cuidado.

Atendimentos em Grupos

Atendimentos em Grupos permitem às pessoas esclarecer dúvidas sobre determinadas doenças e compartilhar situações pela troca de experiência. São oferecidos grupos de diabetes, hipertensão, memória, envelhecimento e qualidade de vida, entre outros.

Projetos Gerontológicos

Palestras, Oficinas, Programas e Projetos sociais e de saúde sobre o tema do envelhecimento e da Gerontologia; Cursos de Aprimoramento para Profissionais e de Formação de Cuidadores de Idosos; Programas de Pré-Aposentadoria que oferecem suporte aos funcionários quanto sua reorganização social e familiar.

KARINA L. FLAUZINO

Gerontóloga

Reg.: ABG 000092/ USP


terça-feira, 17 de agosto de 2010

Psicoterapia::












::Psicoterapia::
Para muitos um mito,uma vergonha, ou para “loucos”.
Para muitos a solução de problemas, uma saída para resolver conflitos.
Mas o que é Psicoterapia, afinal?Quando é a hora de começar?
A psicoterapia não se resume ao tratamento dos sintomas já manifestos, e não há nenhuma restrição para se recorrer à psicoterapia em qualquer momento da vida em que o indivíduo sinta necessidade de se engajar em tal processo. Pelo contrário, ela busca fornecer subsídios para que a própria pessoa, entenda melhor suas características, potencialidades e limites.











Todo e qualquer ser humano é passível de sentir-se infeliz, de não estar satisfeito com a própria vida. Homens e mulheres, pais e mães, profissionais de todos os tipos, crianças, pessoas de todas as idades, solteiros, casados podem experienciar angústias e sofrimentos. Enfim, o momento de procurar uma ajuda psicoterapêutica pode ser identificado quando um estado de infelicidade se torna prolongado, gerando limitações em uma ou mais camadas da vida. 













QUAIS AS QUEIXAS MAIS COMUNS?

Algumas pessoas enfrentam crises existenciais:
· não conseguem estabelecer-se profissionalmente;
· não conseguem formar e manter uma relação amorosa;
· apresentam dificuldades sexuais; (Sexologia Clínica)
· apresentam sentimentos de incapacidade e menosvalia;
· fazem uso abusivo de drogas lícitas ou ilícitas;
· apresentam comportamentos compulsivos, seja no trabalho, no sexo, na alimentação;
· apresentam depressão;
· sofrem de crises de ansiedade;
· possuem síndrome do pânico, etc.

Outras apresentam dificuldades em adaptar-se às transições/mudanças que ocorrem na vida:
· casamento;
· nascimento de um filho;
· separação;
· mudança de emprego;
· aposentadoria;
· adoecimento; (Psico-oncologia)
· perda de um ente querido, etc.
 




 ··Existe, ainda, estados que denominamos de estresse pós-traumático, vivenciados após: · situações de violência urbana;
· acidentes;
· guerra;
· abuso e/ou violência sexual;
· tortura física e/ou psicológica, etc
.















VALDIRENE GIATTI
Psicóloga Clínica
CRP 06/68994

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Nutrição Esportiva

A escolha correta dos alimentos contribui para a manutenção da saúde, controle do peso e melhora da performance durante a atividade física.




Carboidratos:




  • Principal fonte de energia





      • Diretamente ligado ao desempenho esportivo


      


Dieta pobre em carboidratos
Diminui o desempenho esportivo
Prejudica o sistema imunológico
Prejudica a manutenção de massa muscular
Diminui a mobilização de gordura para fornecimento de energia
Aumenta a utilização de massa muscular   como fonte de energia


Lipídeos:
  • Isolante térmico
  • Proteção de órgãos, tecidos e articulações
  • Reduz o impacto durante o exercício

Dieta rica em lipídeos
Dieta pobre em lipídeos
Diminui o rendimento
Pode causar falta de algumas vitaminas





  • Síntese de massa muscular
  • Repara tecido após a atividade
  • Função: estrutural
Dieta rica em proteínas(acima do recomendado)
Dieta pobre em proteínas
Sobrecarga do organismo (fígado e rins)
Pode causar diminuição da massa muscular
Diminui o fornecimento de energia pelos carboidratos e lipídeos
Atenção: vegetarianos que praticam atividade física devem procurar orientação para adequar o consumo protéico
Não determina ganho de massa muscular


As refeições realizadas antes, durante e após o exercício deve ser realizado da forma correta, pois influenciam tanto a atividade física, quanto à recuperação do organismo após o exercício.
Antes
Durante
Após
Repor as reservas de glicose e evitar a fome durante o treino
Aumentar o rendimento e evitar o cansaço
Reabastecer as reservas musculares e hepáticas e otimizar a recuperação da massa magra (músculos).

Calor e Hidratação:  Durante a atividade física o organismo produz calor, por isso o organismo dissipa este calor através do suor, visando evitar a hipohidratação (diminuição do nível de liquido corporal)




  • Diminuição do rendimento esportivo
  • Prejudica a função de regulação térmica
  • Câimbras

Quando a hidratação deve ocorrer?
Antes
Durante
Após
Inicio da atividade bem hidratado
Evita o cansaço e mantém o rendimento
Repor a quantidade de água perdida

A nutrição leva em consideração as características pessoas, a atividade física praticada, realizando assim uma dieta balanceada e um plano de hidratação eficaz, visando a manutenção da saúde e melhora do rendimento esportivo  


Wlamar Cristiane Sampaio Alves
Nutricionista Clinica e Esportiva
CRN20379
Wla_nutricionista@hotmail.com








Sintomas de hipohidratação:





Proteínas:




Nosso organismo depende de energia e nutrientes para manter suas funções. Estas necessidades são supridas com a ingestão de carboidratos, proteínas, lipídeos e vitaminas e minerais. A quantidade de cada um destes nutrientes é determinada pelas características individuais como: idade, estado de saúde, composição corporal. Com a prática de atividades físicas estas necessidades são aumentadas, de acordo com o tipo de exercício, duração, freqüência e intensidade. 




O consumo inadequado dos nutrientes pode acarretar em um baixo rendimento durante a atividade, diminui a imunidade, aumenta o risco de lesões e de desenvolvimento de osteopenia (diminuição da massa óssea), além de reduzir a massa muscular.