terça-feira, 30 de novembro de 2010

2º GERODIA "Saúde, Bem-estar e Educação no Envelhecimento"


O 2º GERODIA foi realizado no dia 10 de maio de 2010, na Sede Social do Grupo Saltense da Melhor Idade (GSMI), promovendo palestras e grupos de discussão sobre temas referentes ao envelhecimento e a velhice. 


A Segunda Edição GERODIA foi promovida pela Gerontóloga Karina de Lima Flauzino, com o apoio da Diretoria do GSMI.

A abertura do Evento contou com a participação da convidada Deputada Estadual Rita Passos.






 


Destinado à idosos e população em geral, de caráter gratuito, o evento teve a participação de 120 pessoas.









Os temas abordados no 2º GERODIA foram: Envelhecimento Ativo, Alimentação Saudável, Uso de Medicamentos por Idosos e Aposentadoria e Tempo Livre, proferidos pelos seguintes profissionais: Karina Flauzino (Gerontóloga); Fernanda da Silva e Bruna Magno Perina (Nutricionistas); Schneyder Bonafé (Farmacêutica) e Flávia Renata Fratezi (Gerontóloga).  



O Projeto GERODIA tem como objetivos promover atividades socioeducativas entre a população em geral e profissionais que atuam em serviços sociais, educacionais e de saúde, abordando temas acerca do processo de envelhecimento, tendo como perspectiva a promoção da saúde e a promoção do envelhecimento ativo.

KARINA DE LIMA FLAUZINO
Gerontóloga

1º GERODIA "Saúde, Bem-estar e Educação no Envelhecimento"

1º GERODIA foi realizado no dia 1º de outubro de 2008, em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso. O evento teve a organização dos alunos do 4º ano do Curso de Gerontologia da Universidade de São Paulo em parceria com o Grupo Saltense da Melhor Idade (GSMI). 


A proposta dos alunos Karina de Lima Flauzino (Salto), Henrique Salmazo da Silva (São Paulo) e Flávia Renata Fratezi (Jundiaí) com o Projeto GERODIA consiste em propiciar a interação entre a população geral, idosos e profissionais que atuam com o segmento idoso sobre as possibilidades de promover um envelhecimento ativo.  




A abertura do Evento foi realizada com a participação do Coral do GSMI, regido pela Profªa Maria Teresa Selani Nicolosi.


No intervalo houve apresentação de Dança, também realizada pelo GSMI.









O Evento patrocinado por vários comércios locais contou com a participação de 140 pessoas.

Os temas abordados nas palestras e grupos de discussão foram: "Como vai sua Saúde?"; "Conversando sobre a Memória"; e "Direitos: Saber e Interagir!".








A presidente, Iolanda G. Perez, e membros da diretoria do GSMI recepcionaram os participantes do Evento.


O Projeto GERODIA favoreceu a mobilização da scoiedade civil para as questões do processo de envelehcimento; a troca de saberes e experiências; e a difusão de serviços e instituições que se preocupam com as questões da velhice.



KARINA DE LIMA FLAUZINO
Gerontóloga

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Memória e Envelhecimento

Quem nunca se esqueceu onde colocou os ósculos, as chaves ou a carteira?

Podemos dizer que todas as pessoas, em algum momento da vida, já esqueceram várias coisas!


Com o envelhecimento apresentamos perdas em algumas habilidades intelectuais, no entanto, este fato é considerado como um processo normal, em que podemos conviver normalmente com essas alterações. Devemos nos preocupar quando ocorrer lapsos de memória frequentemente, trazendo prejuízos no dia-a-dia, que no caso de uma pessoa idosa pode indicar o início de uma doença.
As causas mais comuns para os problemas de memória são: 
Cansaço; Estresse; Depressão; Falta de concentração; Uso abusivo de álcool.

Alguns cuidados especiais podem garantir a manutenção da sua memória, como:
- Praticar a leitura;
- Jogos que envolvam raciocínio (palavras cruzadas, jogos de tabuleiros, etc);
- Exercícios físicos regularmente;
- Trabalhos manuais que requeiram atenção;
- Ter uma alimentação saudável;
- Manter-se sempre ativo, não deixando espaço para a tristeza e solidão!

Ao perceber alterações na sua memória procure um profissional que possa te avaliar e orientar, esclarecendo as diferenças entre as falhas de memória inerente do processo de envelhecimento de uma demência – doença que exige atenção e cuidados.

KARINA DE LIMA FLAUZINO
Gerontóloga